direccao.aapj@gmail.com
+351 965 014 240

Música

Música

Fortune Cookie Music

Visual Kei

O visual Kei é um movimento musical que surgiu no Japão em 1980. É um estilo musical que engloba vários estilos tais como rock, metal, punk, indie, alternative, entre outros estilos musicais.
Algumas bandas como Malice Mizer e Moi dix Moi chegam a utilizar instrumentos como violino, violoncelo, piano, órgão e até mesmo o cravo (instrumentos usados normalmente na música clássica ou contemporânea.)
Uma das peculiaridades desse movimento é a maneira como os artistas se vestem, umas vezes de forma extravagante outras mais leve mas sempre vistosa e chamativa. Os artistas tentam levar a música lado a lado com o seu visual.

aapj - visual k musica
As bandas pioneiras deste movimento são, X JAPAN,D, D’ERLANGER, NIGHTMARE , DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR.
O movimento tornou-se popular no Japão em meados de 1990 com bandas como, BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA. Em 2000 espalhou-se pela Europa e América criando uma base sólida de fãs por bandas como Nightmare,Moi dix Mois, D’espairsRay, BLOOD, Art Cube, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za,Alice Nine e the GazettE.
O visual kei como não tem um estilo fixo musical, foram criados subgéneros principalmente para caracterizar os diferentes estilos visuais tais como:

aapj - visaul k - cultura nipónica na Múscia

Download Pdf

Kotevi kei – tende a dar mais importância na sua presença em palco caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas.

ex de bandas: Dir en Grey na sua primeira fase
Kurofuku kei – a base deste estilo é caracterizada pelas suas roupas com a cor preto como base
ex de bandas: BUCK-TICK,LUNA SEA, ZI:KILL, Kuroyume e BY-SEXUAL no inicio de suas carreiras
Soft visual kei – usam roupas pouco vistosas, pouca maquilhagem, etc
ex de bandas: GLAY, SIAM SHADE, SOPHIA, Janne Da Arc e Sid no inicio de suas carreiras
Oshare kei – usam roupas fashion, vistosas, coloridas e pormenorizadas.
ex de bandas: AN CAFE, Ayabie, Charlotte, Aicle, SuG

Link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_kei

Visual Kei em Portugal

Há quem diga que o visual kei chegou a Portugal em 2006 na JROCK PARTY, tendo obtido desde logo os seus primeiros fãs.
Hoje existem bandas influentes, espalhadas por Portugal tais como, Forgoten Lotus, kuroi star, Karuniiro, nobliez, entre outras
Neste momento existem 2 promotoras de visual kei em Portugal, a JMC  e a Visual Jam.

Mirinel e o visual kei

Ricardo Pereira (Mirinel) é um artista Português que tem como influencia musical o Visual Kei.
Nasceu em Aveiro em 1990. Sua carreira como musico começa quando completa onze anos de idade na AMCSB (Associação Musical e Cultural São Bernardo) tendo assim começado as suas aulas de formação musical e onde aprende alguns instrumentos como trompete, gaita de foles, flauta, lira e alguns instrumentos de percussão.
Aos dezassete anos começa a ganhar interesse pela musica rock, metal e asiática, começando então a cantar e a gravar fazendo posteriormente a sua divulgação em sites da internet.
Aos dezoito anos de idade cria uma banda de J-Music. Colaborou com as seguintes seguintes bandas: Ichibu Gakutai e Nibiru’s e em Noble’Ciel.
De momento encontra-se a fazer carreira a solo.
Diferente dos outros existentes em Portugal, Mirinel tem como influencia o estilo Visual Kei, sendo as suas músicas em português.
Actualmente trabalha temas em japonês e inglês, mas, priviilegia o português aproveitando assim para divulgar este estilo musical japonês em Portugal.
O seu estilo visual denota influências de Kotevi Kei, Eroguro kei e Soft visual kei.
De momento tem alguns temas divulgados, e apesar das dificuldades  inerentes a este tipo de projecto, não desiste, e publica mesmo que com uma qualidade inferior à que desejava, não deixando que as dificuldades o impeçam de fazer chegar mais longe o seu trabalho.