direccao.aapj@gmail.com
+351 965 014 240

Golden Week

GOLDEN WEEK

De 29 de Abril a 5 de Maio, comemoram-se vários feriados nacionais no Japão. A esse período de tempo dá-se o nome de Golden Week.
Veja neste pequeno artigo mais sobre essa semana dourada.

aapj- Golden Week no Japão

O mês de Abril no Japão é um mês de algum stress. Os alunos começam um novo ano, os empregados de escritório começam as suas carreiras, habitualmente, neste mês e Abril é também o início do ano fiscal no Japão. Assim ter no fim de Abril princípio de Maio uma semana com alguns feriados é realmente uma bênção. A essa semana dá-se o nome de Golden Week ( ゴールデンウィーク ).


Ela é composta pelos seguintes feriados nacionais: 29 de Abril é o Dia de Showa, 3 de Maio é o Dia da Constituição, 4 de Maio é o Dia Verde e por fim 5 de Maio é o Dia das Crianças.
29 de Abril – Dia de Showa (Shōwa no Hi)
Neste dia, desde o ano de 2007, é comemorado o dia do aniversário do Imperador Shōwa (Imperador Hirohito), que reinou entre 1926 e 1989. Neste dia é incentivada a reflexão nos anos difíceis da época Shōwa, não só de guerra, mas especialmente a reconstrução do pósguerra levada acabo pelos japoneses.
3 de Maio – Dia da Constituição (Kenpō Kinembi)  
Neste dia é celebrada a entrada em vigor da Constituição de 19461. Diferente da Constituição Meiji, a Constituição actual afirma a soberania do povo japonês, tendo o Imperador nenhum poder governativo, sendo ele o símbolo máximo da unidade do povo japonês. Apesar dessa significativa mudança, o artigo mais conhecido de toda a Constituição é o Artigo 9º que renuncia à guerra como direito soberano e meio de resolução de disputas internacionais.
4 de Maio – Dia Verde (Midori no Hi)
A partir de 2007 este dia é comemorado a 4 de Maio. Mas anteriormente era comemorado junto com o Dia de Showa. Isto dava-se pois esta comemoração, o Dia Verde, estava relacionada com o amor do Imperador Showa pela Natureza. Este é um dia dedicado à contemplação da natureza, em que se plantam muitas árvores por todo o país.
5 de Maio – Dia das Crianças (Kodomo no Hi)
Este é um dia que é comemorado há séculos no Japão. Anteriormente chamado de Tango no Sekku, conhecido como Dia dos Rapazes no estrangeiro, passou a ser o feriado nacional do Dia das Crianças desde 1948. Nele deseja-se boa saúde e uma carreira promissora para as crianças. O simbolo mais conhecido deste dia são os cata-ventos em forma de carpas (Koinobori)2, um animal resiliente, que segundo uma lenda chinesa, com pura força de vontade subiu um rio e salta uma catarata para se tornar um dragão.
Devido a estes feriados, a Golden Week é sempre uma semana em que se espera muito transito e muitas pessoas a viajar por comboio.


Constituição Japão - aapjImagem 1 – Constituição do Japão O manuscrito oficial da Constituição está preservado no Arquivo Nacional Acima a direita está a página contendo o preâmbulo. Acima ao meio e a esquerda estão as páginas contendo o selo imperial e as assinaturas do imperador e dos ministros do governo  Fonte: MOFA


koinobori - aapjImagem 2 – Koinobori. As carpas representam, de cima para baixo, Pai, Mãe e filhos, os 5 membros desta família


Download Pdf