direccao.aapj@gmail.com
+351 965 014 240

Gastronomia Japonesa-PPP

aapj-login-logo

Gastronomia Japonesa Hoje

Na culinária tradicional japonesa os ingredientes frescos são preparados com grande cuidado. Uma refeição típica pode incluir arroz, vegetais, uma sopa feita com pasta de feijão de soja (miso), picles e peixe ou carne. O molho de soja (shoyu) é um tempero habitual. As algas secas (nori) são freqüentemente comidas com arroz. Suas fatias finas, verdes e crocantes são deliciosas. As algas marinhas também são alimento saudável porque contêm muito iodo.

Finas fatias de peixe cru (sashimi) servidas com rabanete são um prato famoso. Algumas vezes fatias de peixe cru são colocadas sobre bolinhos de arroz cuidadosamente moldados e temperados com vinagre (sushi). Apesar de parecer simples, este tipo de comida requer muitos anos de estudo para o cozinheiro se tornar profissional.

O peixe é cozido de muitas maneiras. O tempurá, isto é, peixe ou outros frutos do mar e vegetais bem fritos, foi introduzido no Japão no século XVI por comerciantes portugueses. Desde então, tornou-se uma refeição tradicional no Japão.

Há cem anos os japoneses não comiam carne. Hoje, todavia, há muitas receitas deliciosas japonesas que utilizam galinha,carne de boi ou de porco. Um dos pratos favoritos é feito com pedaços de galinha assada (yakitori). Outro é feito com carne cozida com vegetais e coalho de feijão de soja (tofu), servidos numa panela à mesa (sukiyaki). Você mergulha os pedaços na panela e serve-se do quanto quiser.

Os macarrões (soba, udon) são também muitos populares no Japão. Às vezes são comidos em lugar do arroz. São geralmente servidos em tigelas fundas de sopa quente cobertos com vegetais, carne ou peixe. No verão, o macarrão frito mergulhado em molho constitui uma refeição refrescante.

O chá verde (o-cha) é a bebida favorita no Japão. É servido após as refeições e sempre que as pessoas se reúnem. É bebido quente e puro, sem nada adicionado.

No Japão encontramos comida de quase todas as partes do mundo. Alguns dos pratos mais populares são os chineses, o churrasco coreano, caril, espaguete, bife e hambúrgueres. Hoje em dia, os mais jovens preferem comida do tipo fast food.