direccao.aapj@gmail.com
+351 965 014 240

Equinócio da Primavera

Equinócio da Primavera

春の彼岸

aapj - equinócio da primavera - cultura japonesa

A 21 de Março deste ano, dá-se o Equinócio da Primavera. Neste dia o número de horas de luz e de escuridão é igual. Assim ao longo dos milénios de História da Humanidade este dia tem tido grande significado. (O mesmo acontece no Equinócio de Outono, no dia 23 de Setembro)
No Japão este dia tem um profundo significado religioso. É uma crença budista que o nosso mundo está separado do Nirvana por um rio e que as almas dos mortos têm de o passar para chegar ao Nirvana. Ao chegarem à outra margem diz-se que chegaram ao Higan, literalmente, “à outra margem”. Mas essa tarefa não é fácil e muitos perdem-se. Então no Equinócio Buda vem e ajuda esses que se perderam.

equinócio primaveril aapj

Assim durante os 7 dias do Haru no Higan, as famílias pensam nos seus familiares falecidos. Especialmente no dia do equinócio, o Shunbun no hi, os japoneses visitam os túmulos memoriais dos seus familiares, limpam-nos, põe-lhes flores novas, queimam incenso e arranjam que sejam lidas sutras pelos seus entes queridos falecidos.

equinócio primaveril no Japão - aapj

Hoje em dia apenas alguns japoneses continuam a celebrar este dia desse modo. Na sua maioria, os japoneses apenas comemoram este dia pelo seu lado secular. Como é um feriado nacional, os japoneses têm um dia de folga neste dia. Na sua maioria, os japoneses aproveitam este dia para passa-lo em família. Isso talvez inclua ter de se deslocar até à sua cidade, ou vila natal.

aapj - primavera no Japão

Este dia é também importante para os agricultores, pois marca oficialmente o fim do Inverno. Alguns rezam e fazem oferendas para uma colheita próspera e boa.