direccao.aapj@gmail.com
+351 965 014 240

Datas Festivas

Datas Festivas do Japão

aapj - datas festivas no Japão

Datas festivas e feriados no Japão

4 de fevereiro – Setsubun (despedida da estação do ano) – Tradição: É neste dia que se faz o mamemaki (lançamento de grãos de soja) ou mameuchi como também é chamado.


 

14 de fevereiro – Valentine Day (Dia dos Namorados) – É o Dia de San Valentino. Tradição: Somente as mulheres presenteiam os namorados, maridos, ficantes e amigos com chocolates.


 

22 de fevereiro – Neko no Hi(Dia do Gato) – Tradição: Esse dia serve para homenagear os gatos, bichos de estimação muito queridos pela população japonesa.


 

23 de fevereiro – Fujisan no Hi (Dia do Monte Fuji) – Tradição: Data comemorativa recente, para homenagear aquele que é o maior símbolo do Japão, o Monte Fuji, ou Fuji San, como também é chamado.


 

3 de Março – Hina Matsuri(Dia das meninas) – Tradição: Chamado também de Festival de Bonecas. Bonecas são expostas e representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian.


 

14 de março – White Day(Dia dos Namorados) – É uma variação dos Dia dos Namorados. Agora é somente os homens que presenteiam as esposas, namoradas, amigas com balas e biscoitos.


 

Meados de Maio – Hanami Festival(Dia do Sakurá) – Famílias visitam os parques para contemplar a beleza das cerejeiras. É comum a visita de muitos turistas estrageiros no Japão, para conhecer os famosos Sakurás.


 

29 de Abril até 5 de maio – Golden Week(Semana de Ouro) – Durante essa data ocorrem alguns feriados nacionais, começando pelo dia 29 de abril (Showa no hi), 3 de maio (Kenpou kinenbi), 4 de maio (midori no hi) e 5 de maio (Kodomo no hi). Dias 30, 1 e 2 embora, não sejam feriados, é emendado pela maioria dos japoneses.


 

2º Domingo de Maio – Dia das Mães (Haha no hi) – Assim como no Brasil, o dia das mães é no 2º domingo do mês de maio e a tradição japonesa, as mães recebem um lindo buquê de cravos vermelhos.


 

29 de Maio – Gofuku no Hi(Dia do Quimono) – Dia 29 de maio é o Dia do Quimono (Gofuku no Hi). A data foi escolhida por causa de um jogo de palavras: 5/29 (5=Go / 2=Fu / 9=Ku) = gofuku (quimono).


 

3º domingo de Junho – Dia dos Pais(Chichi no hi) – Tradição: dia de mostrar nossa gratidão e respeito aos nossos pais. Além dos pais, quem possui sogros, costuma-se presentea-los também.


 

18 de Junho – Dia nacional da Imigração Japonesa – Tradição: Esta data comemorativa pertence ao Brasil, e se trata da data em que o primeiro navio, o kasato Maru chegou ao porto de Santos trazendo os primeiros imigrantes japoneses em 1908. Os imigrantes japoneses contribuíram muito para o desenvolvimento do Brasil.


 

7 de Julho – Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – Tradição: Nesta data as estrelas Altair e Veja se encontram, então, as pessoas escrevem seus desejos e penduram em uma árvore, esperando que as estrelas os realizem.


 

15 de Agosto – Aniversário da Rendição do Japão (2° Guerra Mundial) – Tradição: Esse dia marca oficialmente o fim da Segunda Guerra Mundial, com a rendição oficial e incondicional do Japão. Com certeza, uma data histórica, marcada por muitas mortes e sofrimento. Dia que vale a pena reflectirmos sobre as terríveis consequências que a guerra pode trazer para a humanidade.


 

1 de Setembro – Bousai no Hi(Dia da Prevenção de Desastres) – Tradição: Nesse dia são feitos diversas atividades com a população para ensinar-lhes como proceder diante de um desastre natural e várias homenagens às vítimas.


 

9 de Setembro – Kiku no Sekku (Dia Nacional do Crisântemo) – Tradição: O Crisântemo é a Flor Nacional do Japão, além de ser símbolo da Família Imperial Japonesa. As flores florescem em meados de setembro, durante o outono e nessa época são feitas diversos Festivais do Crisântemo (Kiku Matsuri) em várias regiões do Japão.


 

2° quinzena de Setembro – Tsukimi(Festival da Lua Cheia de Outono) – Tradição: Dia da Visualização da Lua Cheia de Outono. São feitos festivais nas quais os japoneses se reúnem para celebrar a beleza da lua e pedir por boas colheitas, saúde e prosperidade.


 

1 de Novembro – Dia Internacional do Sushi – Tradição: O International Sushi Day criado apenas com objetivo comercial. Também é comemorado no dia 18 de junho por algumas pessoas. Dia de se esbaldar no sushi, pra quem curte esse alimento é claro.


 

15 de Novembro – Shichigosan (Dia das Crianças) – Tradição: Nesta data as crianças comemoram as idades de 3, 5 e 7 anos, sendo que a idade de 3 anos é comemorado por meninos e meninas, 5 anos apenas meninos e 7 anos, apenas meninas.