direccao.aapj@gmail.com
+351 965 014 240

Cidades Geminadas

Cidades Geminadas

Actualmente já são várias as cidades geminadas portuguesas e japonesas que estabeleceram relacionamentos formais entre si.  A forma mais conhecida para relacionamentos formais entre cidades é a geminação entre si:

geminação de cidades, é um conceito que tem como objectivo, criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente a nível económico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.

Na Europa são designadas por cidades gémeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos EUA  se designam normalmente por “cidades irmãs”.

Geralmente, as cidades gémeas têm características semelhantes (demográficas, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns.

Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras actividades.

AAPj Cidades Geminadas - Leiria - tokushima

AAPJ Cidades Geminadas - Porto Nagazaki

AAPj Cidades Geminadas Aveiro Oita

AAPj Cidades Geminadas - Cascais Atami

aapj- cidades gemindas em - Vila do Bispo e Nishi-no-omote - consagrada em outubro de 1993

aapj-cidades-geminadas Sintra e Ohmura em AGosto de 1997

aapj - cidades geminadas Nazaré e Zushi desde julho 2004

aapj cidades Geminadas Abrantes Hitoyoshi

UM PROTOCOLO DE AMIZADE ENTRE A NAZARÉ E ZUSHI FOI ASSINADO EM JULHO DE 2004