direccao.aapj@gmail.com
+351 965 014 240

BŌNENKAI

BŌNENKAI

Bōnenkai, que traduzido à letra significa reunião para esquecer o ano, é uma festa japonesa que se realiza no final do ano, com a particularidade de ser feita entre colegas ou amigos. Nesta festa, geralmente, é consumida uma grande quantidade de bebidas alcoólicas, mas não com o intuito de simplesmente ficar bêbado, mas antes, com a intenção de nivelar a relação entre chefias e empregados.
Isto porque, embora os japoneses sempre tenha sido um povo muito emotivo, como exemplificado pela expressão mono no aware(empatia pelas coisas), são mais reservados em expressar os seus sentimentos a outros, especialmente aos entre cargos diferentes numa empresa. Assim através do Bōnenkai, é demonstrado publicamente a gratidão uns pelos outros.

aapj -BŌNENKAI . Japão

O Bōnenkai tem raízes no período Muromachi (séc. XIV ao XVI) quando, no fim do ano, as pessoas reuniam-se e festejavam como agradecimento uns pelos outros. Essa festa era chamada de Noukai, ou a festa dos grandes feitos. Mais tarde, no séc. XVIII, com o Mundo em mudança, a festa foi renomeada para Bōnenkai, dentro dos parâmetros festivos actuais.

aapj - bonekai no Japão - data festiva

Esta festa costuma realizar-se em restaurantes específicos, os izakaya, mas para redução de custos, muitas empresas japonesas optam por realiza-la nas suas instalações. Quando fazem num restaurante, as empresas tentam ter bons preços, normalmente não mais de 5000 ienes, ou 35€, isto porque a intenção desta festa não é ser uma festa de luxo, mas que permita que o maior número de pessoas possíveis vá, usufruindo de um bom ambiente entre chefias e empregados.

aapj - bonekai festa de empregados e chefes